loader image

Projeto Estrutural

Projeto Estrutural

null

O projeto estrutural é uma das partes mais importantes de qualquer obra, seja ela grande, pequena ou de médio porte. Afinal, ajudará o engenheiro a dispor de uma série de informações preliminares capazes de auxiliar até mesmo no valor a ser cobrado pelo projeto, além de contribuir para a economia de materiais e oferecer mais agilidade produtiva.

Em resumo, o projeto estrutural (também conhecido como cálculo estrutural) é definido pelo conjunto de informações a respeito do dimensionamento de toda estrutura que fará parte de uma edificação. Nesse sentido, podemos incluir tudo referente a: A resistência do concreto; o clima; a ação do vento; cargas permanentes; cargas acidentais.

Quais as vantagens?

Garantia de segurança da edificação – É inegável que um projeto estrutural em mãos confere mais qualidade à obra — principalmente no que diz respeito à segurança da edificação e de todos os envolvidos.

Afinal de contas, cada etapa é minuciosamente planejada, o que faz com que o trabalho flua em alinhamento com o cronograma e não de maneira apressada e descuidada. Sem falar que o cálculo correto dos dimensionamentos faz com que ocorram menos imprevistos e, consequentemente, torna o trabalho humano e do maquinário mais seguro.

Melhor ajuste e dimensionamento das estruturas – Uma estrutura superdimensionada ou subdimensionada pode acarretar em problemas futuros e estruturais em uma edificação, como trincas nos revestimentos, no teto e nas paredes.

Em uma proporção maior, isso pode ocasionar até mesmo desabamentos. Já com o projeto estrutural, todo o cálculo é milimetricamente feito para que o encaixe seja perfeito. Assim, a estrutura se mostra mais robusta, sólida e durável.

Racionalização nos usos dos materiais – A redução de custos é uma preocupação contínua na área de construção civil. Isso porque, muitas vezes, é difícil manter o controle sobre tudo o que acontece nos canteiros de obras.

Entre as dificuldades, podemos citar o cálculo da produtividade do maquinário, que gera despesas extras e problemas quando o cronograma não é seguido no decorrer dos trabalhos.

Por sua vez, o projeto estrutural delimita o uso de materiais de acordo com o que foi calculado para a conclusão da obra. Dessa maneira, o controle é mais rígido, há economia no uso de equipamentos e a produtividade é alinhada com os objetivos de cada etapa da obra.

Definição do melhor sistema estrutural – Uma das etapas do projeto estrutural consiste em definir o melhor sistema estrutural.

Isso pode ser de suma importância para reduzir os custos da obra sem que se perca qualidade no processo produtivo. Afinal, o cálculo é feito com base na opção que vai oferecer mais durabilidade, resistência e segurança à edificação — qualidades que agregam muito valor à sua marca.

Futuras manutenções facilitadas – Um projeto bem planejado pode contar com facilidades que visam tornar as manutenções mais ágeis.

Pois com tudo detalhado no papel e de maneira otimizada, a estrutura em si se torna mais fácil de compreender, de identificar e, com isso, torna-se mais fácil também lidar com as manutenções

Isso sem falar que o projeto estrutural pode prever futuras ampliações. Um diferencial e tanto para que a obra se torne mais flexível e personalizada. Assim, a edificação pode ser modificada de maneira otimizada e econômica futuramente.

Facilidade de controle – Obras fora do controle são um sinônimo de caos na construção civil. Afinal de contas, todo o trabalho deve operar com a precisão mecânica de um relógio.

Cada engrenagem precisa estar alinhada com todos os elementos do dispositivo para gerar harmonia completa. Quando um elemento foge do planejado, atrasos ocorrem.

Com o projeto estrutural, tudo já foi previamente calculado e previsto. Assim, o controle é mais fácil de ser mantido e cobrado, sendo possível até mesmo antecipar os custos da obra, como o cálculo da hora/máquina dos equipamentos utilizados.

Técnica executiva simplificada – Imagine que montar um carro em miniatura, sem o seu manual de instruções, é uma tarefa muito mais desafiadora — para dizer o mínimo.

O projeto estrutural atua como o guia de instruções por assim dizer, pois confere toda a técnica executiva que será aplicada.

​​Otimização da mão de obra – Não é apenas o maquinário que se beneficia de um projeto estrutural na obra. A mão de obra tem muito a ganhar também, pois passa a ser utilizada de maneira mais eficiente, sem gargalos produtivos, uma vez que toda a condução já está calculada e prevista.

Ou seja: com tudo o que vimos até aqui, é seguro definir que o projeto estrutural visa, acima de tudo, a economia em suas construções — mas acompanhada de diversas outras vantagens que podem agregar muito mais valor ao seu negócio.

Outros Serviços Relacionados

– Projeto Estrutura de Concreto Armado;
– Projeto Estrutura Metálica;
– Projeto Estrutura de Concreto Protendido;
– Projeto de Fundação;
– Projeto de Contenção.
​- Projeto PPCI – Plano Preventivo Contra Incêndios;
– Projeto Hidrossanitário.

keyboard_arrow_up